Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_sessiond8hrucnd683c6hifi0bl1jq9acd0n9hm): failed to open stream: No space left on device

1º Workshop de Educação Aberta do IFSULDEMINAS

28/04/2017

IFSULDEMINAS promove a primeira edição do Workshop de Educação Aberta

Criar oportunidades de discussão e conscientizar a comunidade sobre o movimento da educação aberta e o seu impacto no ensino e aprendizagem é o objetivo da primeira edição do Workshop de Educação Aberta. O evento acontecerá no dia 23 de maio, no auditório do Campus Muzambinho. Idealizado pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Educação a Distância e do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) do Campus Muzambinho, é voltado para professores e demais profissionais que atuam na educação presencial e virtual do Instituto e de outras instituições.

Entre os assuntos abordados, estão os aspectos teóricos e práticos e as experiências envolvendo os Cursos Abertos Online e Massivos (do inglês Massive Open Online Courses ou MOOCs) e os Recursos Educacionais Abertos (REAs). Na ocasião, o diretor de Educação a Distância do IFSULDEMINAS, professor Giovane José da Silva, fará também o lançamento de uma chamada (Edital) para professores do IFSULDEMINAS que se interessarem pela oferta dos cursos MOOCs.

De acordo com Giovane, “a diretoria de EaD, por meio de parcerias, busca fomentar as práticas de educação aberta e de produção de objetos educacionais abertos no âmbito do IFSULDEMINAS. Trata-se de uma nova "onda" no campo da educação. Neste movimento, em âmbito internacional, já participam instituições como a Universidade Estadual de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nosso propósito é inserir o IFSULDEMINAS entre os grandes produtores de cursos livres Massive Open Online Courses (MOOCs) e Recursos Educacionais Abertos (REAs).” Ele esclarece que o IFSULDEMINAS já conta com quatro cursos MOOCs produzidos e mais de 4.000 usuários cadastrados nos cursos.