VIII Seminário do LABSOFT

27/06/2016

LABSOFT realiza seminário sobre projetos na área de informática na educação

Ocorreu, no dia 27 de junho, o segundo seminário de 2016 do LabSoft – Laboratório de Tecnológicas de Software e Computação Aplicada à Educação. Na ocasião foram apresentados os seguintes projetos de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso em andamento:

• Modelagem, desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel como recurso na alfabetização de crianças (por Raphael Gonçalves ­ 7o Período do curso de Ciência da Computação ­ Projeto de Iniciação Científica)
  • Modelagem e implementação de um sistema de recomendação para as unidades básicas de saúde (por Icaro Brito de Carvalho Messias ­ 7o Período do curso de Ciência da Computação ­ Projeto de Conclusão de Curso).

Também contamos com a presença da fundadora do LabSoft, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, que apresentou um relato de experiência sobre a sua pesquisa de doutorado no Birkbeck College ­ University of London (Londres, Inglaterra). A apresentação foi esclarecedora e motivadora para os estudantes e docentes que tem interesse em fazer um intercâmbio no exterior. Segundo a professora, a experiência adquirida foi fundamental em seu amadurecimento profissional e pessoal.

O Seminário também contou com a participação dos professores Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva e Paulo César dos Santos, líder e více­líder do LabSoft,

respectivamente, e de Sandra Helena Miranda, Aline Marques Del Valle e Ieda M. Sabino Kawashita. Também participaram os alunos estagiários e bolsistas de iniciação científica Icaro Messias, Raphael de Paiva Gonçalves, Erlon Chales G. de Arquino Junior, André Felipe, Natália Gaspar, Fabiana Ziote, Matheus Reis, João Marcos, Rober Oliveira, Flavia Bócoli, Andre Santiago e Pedro Henrico. Por meio do seminário foi possível o debate, discussão e o refinamento dos trabalhos apresentados.

A seguir são apresentadas informações sobre os projetos.

O projeto Modelagem, desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel como recurso na alfabetização de crianças tem como propósito o desenvolvimento de um aplicativo móvel para a alfabetização de crianças, como foco no design universal, para a garantia de usabilidade e acessibilidade aos usuários. Em uma parceria com a FAM (Fundação de Amparo ao Menor) de Muzambinho, por meio da colaboradora Miriam Bueno Guimarães, o aplicativo será testado com as crianças, visando a avaliação do mesmo quanto a usabilidade, acessibilidade e recurso didático para o ensino e alfabetização. O projeto possui fomento da FAPEMIG, e tem prazo de termino em Março de 2017.

Já o projeto de Conclusão de Curso Modelagem e implementação de um sistema de recomendação para as unidades básicas de saúde visa o desenvolvimento de uma ferramenta web baseada em sistema de recomendação a partir da literatura, sinais e sintomas de clientes das Unidades Básicas de Saúde, com o intuito de agilizar o atendimento e auxiliar profissionais da saúde nos diagnósticos clínicos de doenças. A partir dos dados de entrada, a ferramenta recomendará um possível diagnóstico para o paciente. A recomendação ocorrerá com base nos dados do perfil do paciente, seus sinais e sintomas. Também serão base para a recomendação as informações sobre doenças que são mais incidentes na região e informações da literatura. O Projeto de conclusão de curso tem prazo de término em Dezembro de 2016.

Vejam também notícias de seminários anteriores realizados pelo LabSoft:

Conheça um pouco mais sobre o LabSoft:

O LabSoft – Laboratório de Tecnológicas de Software e Computação Aplicada à Educação ­ criado em 2012, com o apoio do NDE, Colegiado do Curso de Ciência da

Computação e Direção do Câmpus Muzambinho, vem se consolidando nos últimos anos com os resultados dos trabalhos aceitos e divulgados perante a comunidade científica. Os projetos de pesquisa e extensão, desenvolvidos pelos professores e alunos, seguem 2 linhas básicas: educação e tecnologia. As subáreas relacionadas são: Educação em Computação, Computação Aplicada à Educação e Educação Especial, Educação à Distância, Desenvolvimento Web, Web Semântica e Desenvolvimento de Jogos Educacionais.

Atualmente participam os professores Aracele Fassbinder, Ramon Marques e Paulo César dos Santos, que atuam no papel de membros. Os professores Adolfo Carvalho, Ieda Mayumi, Aline Marques e Sandra Miranda no papel de colaboradores internos (IFSULDEMINAS). E as professoras Ellen Barbosa (USP­ICMC) e Elenice Carlos (IFSULDEMINAS ­ Campus Poços), como colaboradoras externas. Cerca de 10 alunos desenvolvem estágio, iniciação científica, projeto acadêmico ou trabalho de conclusão de curso sob orientação dos professores responsáveis pelo laboratório.

Bimestralmente são realizados os seminários de grupo do LabSoft, os quais têm como objetivo geral criar um espaço para integração acadêmica entre os alunos, professores e demais colaboradores do grupo de estudos em Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação, a fim de que atividades desenvolvidas no estágio, projetos de iniciação científica ou conclusão de curso, experiências de intercâmbio estudantil, dentre outras, sejam discutidas e refletidas. Quando um aluno ou professor faz uma apresentação para os demais, cria­se um canal de sugestões, críticas construtivas e identificação de interesses comuns, o que pode resultar em novas ideias, novos projetos e na melhoria das atividades ainda pendentes.

Maiores informações:

Site do Lab http://labsoft.muz.ifsuldeminas.edu.br

Grupo no Face: https://www.facebook.com/labsoft.ifsuldeminas

E­mail: labsoft@muz.ifsuldeminas.edu.br

Localização: Sala de Pesquisa 24, Terceiro Andar, Prédio de Informática.