Labsoft

O Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação - LabSoft – foi fundado em 2012. Foi criado, inicialmente, para servir como um espaço de diálogo, reflexão e investigação entre professores e estudantes interessados em desenvolver projetos de pesquisa na área de Engenharia de Software e Computação Aplicada à Educação.

Atualmente, conta com um espaço físico amplo, que recebe alunos em Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Estágio, Intercâmbio, dentre outros. Os resultados apresentados em conferências e periódicos relevantes da área de computação demonstram o fortalecimento deste grupo/laboratório. E, ao logo de todo o período letivo, todo o conhecimento adquirido nele é revertido à comunidade acadêmica do Sul de Minas, por meio do oferecimento de palestras e treinamentos específicos na área de software e tecnologia educacional.

Considerando a visão do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) em fortalecer a tríade ensino, pesquisa e extensão dentro dos campi, acreditamos que o LabSoft vem cumprindo o seu papel de servir como um espaço para reflexão, discussão, prática e difusão de conhecimento para os estudantes dos cursos de informática e computação, bem como para a sociedade em geral.

Do ponto de vista da pesquisa, seja científica ou tecnológica, diversos projetos foram desenvolvidos e renderam publicações em eventos nacionais e internacionais importantes da área de computação e educação, tais como o Frontiers in Education (FIE), Congresso e Revista da Associação Brasileira de Tecnologia (ABT) e o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).

Do ponto de vista de extensão, todo o conhecimento adquirido dentro do LabSoft, seja via atividades desempenhadas por estagiários ou por alunos de TCC, iniciação científica, extensão, foram transformadas em ações na comunidade, tais como realização de oficinas para professores, cursos ministrados na Semana de Informática, encontros na Frente de Apoio ao Menor (FAM) e na APAE de Muzambinho, dentre outros.

Do ponto de vista de ensino, acreditamos que todo o conhecimento adquirido dentro do LabSoft esteja retornando para dentro da sala de aula, seja por meio dos professores ou dos estudantes envolvidos.  Percebe-se, principalmente, a utilização, em sala de aula, de ferramentas e ambientes de programação que foram previamente experimentados e testados em projetos desenvolvidos dentro do LabSoft.

Somos cientes de que mais esforços em inovação, transferência de tecnologia e alinhamento com as necessidades do mercado de trabalho são necessários, mas acreditamos que, considerando as nossas limitações, grandes resultados já foram alcançados.

O estágio conduzido no LabSoft é pensado para que o aluno adquira uma visão holística de atividades relacionadas à área de Computação, ou seja, ele exerce atividades de pesquisa científica, pesquisa tecnológica, atividades técnicas ou básicas, atividades de extensão. Existe, além do amparo legal (vagas de estágio registradas em editais), a questão da evolução que se tem sobre o estágio. Basta fazer uma pesquisa sobre isso para verificar que o CNPq, por exemplo, recentemente inseriu em seus editais de graduação sanduíche no exterior a possibilidade do estudante intercambista realizar estágio profissional e/ou científico-tecnológico em uma universidade ou empresa do exterior.

Alegra-nos saber que todas as atividades realizadas deixam professores e estudantes mais próximos das atividades desempenhadas por cientistas, neste caso, cientistas da computação, que é o forte elo que nos une. Agrega-nos, ainda mais, saber que estamos ajudando a construir a história da Computação Aplicada à Educação no Campus Muzambinho.