Apresentação no Exterior

16/10/2014

A aluna do curso de Ciência da Computação, Nilva Alice Gaspar, apresentou trabalho em forma de pôster na "XV Reunion Binacional Uruguai - Argentina de Agrometeorologia", realizado em Piriapolis, no Uruguai, entre os dias 01 e 03 de outubro.

O trabalho apresentou o software System for Water Balance (SYSWAB) que consiste em uma ferramenta que gerencia e transforma dados em informações mais práticas no auxílio de monitoramento das condições climáticas para a agricultura. Também realiza estimativas de produtividade de qualquer cultivo de interesse, ajudando no planejamento agrícola.

Sob a orientação do prof. Tiago Gonçalves Botelho e co-orientação do prof. Paulo Sergio de Souza, ambos do Câmpus Muzambinho, o trabalho conta com a colaboração do Prof. Glauco de Souza Rolim da UNESP (Câmpus Jaboticabal), e do ex-aluno do Câmpus Muzambinho, Lucas Eduardo Oliveira Aparecido, atualmente mestrando e orientado pelo Prof. Glauco.

De acordo com a estudante, o evento contou com a participação de vários professores, pesquisadores e alunos do Brasil, Argentina, Uruguai e México. Ao apresentar o trabalho, a principal dúvida e interesse por parte dos participantes do evento foi saber se o software era livre e quais seriam as etapas para sua instalação. A maioria dos pesquisadores que estavam presentes no evento tinham conhecimento do trabalho feito pelo Professor Glauco de Souza Rolim, colaborador deste projeto.

De acordo com o prof. Tiago, o software está em processo de registro com apoio do ELITT (Escritório Local de Transferência de Tecnologia) do Câmpus Muzambinho, e deverá ser disponibilizado como software livre para utilização de toda comunidade acadêmica interessada e produtores rurais. O evento contou também com a participação de outra aluna do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, Daniela de Moraes Cardoso, estudante do curso de Agronomia.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do prof. Tiago Gonçalves Botelho