Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_sessionmjgoi0up29p5tli3vcb3po900v8q1cdm): failed to open stream: No space left on device

Cerimônia de Lançamento do Aluno Digital

01/03/2016

Programa Aluno Digital: iniciativa vai atender mais de 2500 pessoas dentre estudantes e professores de Muzambinho.

Aconteceu na última terça-feira, 01 de março, a cerimônia de lançamento do Programa Aluno Digital, um projeto que vai oferecer suporte tecnológico, levando a informática às escolas do município de Muzambinho com a oferta de minicursos que abordem temáticas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação para alunos e professores por meio do laboratório itinerante.

Com o nome "Programa Aluno Digital: O uso de tecnologia da informação e comunicação em ambiente escolar", o projeto vai contar com a atuação de 13 participantes vinculados ao Campus Muzambinho (duas coordenadoras, cinco colaboradores e seis estagiários). Essa equipe vai dar suporte tecnológico às escolas de rede pública e privada de Muzambinho que trabalham com Pré-Escola, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. Ao todo, o Programa vai atender mais de 2500 pessoas - dentre os números da rede pública, serão atendidos mais de 200 professores e mais de 2000 alunos.

A solenidade contou com a presença do Diretor Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, do Prefeito Municipal de Muzambinho, prof. Ivan Antônio de Freitas, do Secretário de Educação, prof. Leandro Silva Bueno, da Diretora de Esporte Participativo, Lia Mara Zaghi, da Subsecretária de Educação, Sueli Moreira, do Coordenador do NTI, Geraldo Russo Filho, e das Coordenadoras do Programa Aluno Digital, prof.ª Sandra Helena Miranda e prof.ª Aline Marques Del Valle.

Ao final da cerimônia, os representantes da Prefeitura Municipal aproveitaram a ocasião para homenagear o trabalho desenvolvido pela Coordenadora do Programa e professora do Campus Muzambinho, Sandra. Na ocasião, reconheceram o empenho e a dedicação da docente em sempre contribuir para o desenvolvimento da educação do município e do Campus.

Sobre o Programa Aluno Digital

O Programa Aluno Digital nasceu de uma demanda identificada numa pesquisa realizada em escolas de Muzambinho. Os pesquisadores descobriram que 69% das instituições analisadas possuem laboratórios de informática, mas apenas um terço dos professores utilizam esse espaço para fins didáticos. Além disso, mais da metade dos docentes que participaram da pesquisa, 53%, disseram que não se sentem aptos a fazer uso dos laboratórios devido à falta de estímulo por parte da escola e também pela carência de uma capacitação técnica sobre o assunto. Faltam também profissionais de assistência que atuem nas instituições de ensino - 75% delas não possui profissional para suporte técnico.

"A partir dessas carências, o Programa Aluno Digital surge para dar o suporte tecnológico e levar a informática às escolas de Muzambinho. Nosso objetivo é ampliar o uso da tecnologia em favor das possibilidades didáticas. Com isso, o projeto vai atender alunos e professores da cidade por meio de minicursos com temáticas relacionadas a tecnologias de informação e comunicação com um laboratório itinerante", explicou a coordenadora do projeto, prof.ª Sandra.

A iniciativa prevê ações a serem desenvolvidas até dezembro deste ano. Além das duas coordenadoras, Aline e Sandra, o projeto conta com o trabalho de mais cinco colaboradores:

• Ramon Gustavo Teodoro Marques Silva - Professor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Tiago Gonçalves Botelho - Professor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Geraldo Russo Filho - Coordenador do NTI do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Erlon Charles Gomes de Aquino Júnior - Graduando em Ciência da Computação
  • Leonardo Fonseca Moreira - Graduando em Ciência da Computação

Esse trabalho também vai contar com o apoio do LabSoft - Laboratório de Software e Computação Aplicada à Educação, local onde estudantes e professores do Campus Muzambinho desenvolvem pesquisas, debates e outras iniciativas sobre pesquisas na área de Engenharia de Software e Computação Aplicada à Educação.

No cronograma de atuação do Programa, estão previstos pelo menos dez minicursos e também um suporte de manutenção às máquinas que os laboratórios das escolas possuem. Ao final de cada minicurso, será realizada uma avaliação sobre as ações desenvolvidas para identificação de possíveis falhas e também quais pontos poderão ser mais aprofundados.

O primeiro atendimento começou na última segunda-feira, 29 de fevereiro, na Escola Estadual Cesário Coimbra com a participação dos estagiários do projeto e da Coordenadora Sandra. Nesse primeiro contato, a iniciativa contou com o envolvimento de 30 professores.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Thomás Soares