Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_session08qlcf39uiuhds8sf2m8f60gl1da9g1p): failed to open stream: No space left on device

Hora do Código 2016

17/03/2016

Campus Muzambinho participa de evento global sobre introdução à Ciência da Computação e fundamentos de programação.

Aconteceu na última quinta-feira, 17 de março, a Hora do Código - uma iniciativa global que busca promover a linguagem de programação de forma acessível para qualquer usuário. Nesta edição, o evento atingiu dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países entre os cerca de 200 mil eventos espalhados pelo mundo (930 deles realizados no Brasil).

O evento é organizado pela Code.org, uma instituição pública sem fins lucrativos dedicada a promover e a tornar a ciência da computação disponível ao maior número de escolas possível e garantindo que chegue também à minorias sociais, empoderando, por exemplo, mulheres e negros à participação nesta área.

No Campus Muzambinho, a Hora do Código foi organizada pela Coordenação dos cursos Técnico em Informática Subsequente, Integrado e superior em Ciência da Computação, juntamente com o Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LABSOFT). De acordo com prof. Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, organizador do evento no Campus, a iniciativa foi preparada para participação de qualquer pessoa.

“As atividades trabalharam noções matemáticas e, principalmente, de raciocínio lógico dos estudantes. Além disso, também aproveitamos o momento para levantar discussões sobre a tecnologia e a informatização no mundo atual e no mercado de trabalho", explicou Ramon.

A iniciativa foi realizada durante todo o dia em uma das salas do Prédio da Informática. Ao final do evento, no auditório, foi feita uma apresentação dos grupos de pesquisa e laboratórios dos cursos de Técnico em Informática e Ciência da Computação. Foram apresentados os laboratórios:

• LabSoft - Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (Coordenador: Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva)
  • Laboratório de Eletrônica, Robótica e Sistemas Digitais (Coordenador: Heber Rocha Moreira)
  • Laboratório de Redes de computadores (Coordenador: Augusto Marcio da Silva Jr)
  • LAPIVIC - Laboratório de processamento de Imagens e Visão Computacional. (João Marcelo Ribeiro)
  • Clube de Programação (Coordenador: Ricardo José Martins)

Além disso, foram apresentadas também as linhas de pesquisa que são desenvolvidas nesses locais, assim como as oportunidades e editais para as atividades de estágio, pesquisa e extensão que são conduzidas.

Alunos colaboradores: Ricardo Negreiros (Ciência da Computação) / Natanael Batista (Técnico em Informática) / Andrês Oliveira (Técnico em Informática) / Matheus Carvalho (Labsoft - Ciência da Computação) / Icaro Messias (Ciência da Computação).

Organizadores: Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva / Heber Rocha Moreira / Tiago Gonçalves Botelho / LabSoft.

Mais informações podem ser obtidas nos sites https://hourofcode.com/br e https://br.code.org/.