Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_sessionmvb5fus9m5vtre5dadcpdn3cjsa3qs7s): failed to open stream: No space left on device

LabSoft Completa 3 Anos de Trabalhos Sendo Desenvolvidos

12/05/2015

Em 2015, o Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) completa 3 anos de trabalhos sendo desenvolvidos.

Não foi fácil (e ainda não é), criar em um curso novo, dentro de uma instituição em mudanças constantes, um ambiente que tem como função colaborar com a educação dos alunos do curso de Computação e técnico em informática, tendo como base a integração entre ensino, a pesquisa e a extensão.

Lá podem ser desenvolvidos projetos que envolvam pesquisa aplicada, técnica e tecnológica, integrada às tecnologias de software (engenharia, banco de dados, IHC, etc), de forma geral, mas com um olhar atencioso sobre o contexto educacional (computação e educação).

Sendo assim, desde a criação do Lab, em 2012, são conduzidas atividades de estágio articulados à pesquisa e à extensão, prática bem comum em diversas instituições de ensino e adotada pelo programa Ciência sem Fronteiras, onde o aluno deve fazer disciplinas e estágio de pesquisa em alguma empresa ou universidade no exterior.

Adicionalmente, e como fator importante para o fortalecimento da área de software dentro do curso de Computação/Técnico, também estão associados ao Lab os Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, Estágio de alunos intercambistas, Extensão e trabalhos voluntários de alunos que gostam dessa área: software e educação.

Sendo assim, são diversas as oportunidades que os alunos possuem para aumentar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Fique por dentro de atividades que serão realizadas durante esse ano, a fim de "comemorar" o fortalecimento do laboratório e refletir sobre o seu papel e a importância do mesmo na formação de nossos alunos e, também, do próprio corpo docente.

Acreditamos que o nosso papel, como fundadores, líderes ou membros desta iniciativa é continuar lutando para termos um espaço de diálogo, reflexão e investigação entre professores e estudantes interessados nesta linha de pesquisa, considerando que o curso fundamental é de base científica (Ciência da Computação).

Participem das oportunidades que surgirem (estágio, tcc, projetos gerais, etc), bem como os seminários que são realizados mensalmente

Maiores informações acessem o site do Laboratório

Ou falem com os professores Ramon Marques, Aracele Garcia, Paulo Santos e colaboradores: Adolfo Carvalho, Aline, Sandra e Iara, bem como os estagiários atuantes do mesmo.

Texto: Aracele G. O. Fassbinder